quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PDT nacional cobra união da base de Dilma em favor da candidatura de Carlos Eduardo

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve em Natal no início da semana para cumprir agenda predominantemente administrativa.

Entre um compromisso e outro, o ministro - que é presidente licenciado do PDT nacional - aproveitou para dar algumas informações de teor político. Uma delas: está trabalhando para que os partidos da base aliada da presidenta Dilma Rousseff se unam na eleição do ano que vem para a Prefeitura de Natal em favor da candidatura do ex-prefeito e presidente estadual do PDT, Carlos Eduardo.

A tese do ministro Carlos Lupi se sustenta no apoio que o PDT dá a candidaturas de partidos aliados como PT, PMDB e PSB em outras capitais, de acordo com a viabilidade eleitoral dos candidatos coligados.

Em Natal, como é o pedetista Carlos Eduardo quem vem liderando as pesquisas, o ministro disse que quer reciprocidade. Ou seja, que petistas, pessebistas e peemedebistas, principalmente, retribuam esse apoio a Carlos Eduardo.

Carlos Lupi promete levantar essa discussão nas próximas reuniões com dirigentes nacionais dos partidos da base de Dilma, cobrando a reciprocidade aos projetos do PDT - e a candidatura de Carlos Eduardo em Natal foi citada pelo ministro como prioridade para o seu partido.

Não será tarefa fácil conseguir a união pretendida por Lupi, haja vista que tanto PT quanto PSB e PMDB acenam com candidaturas próprias em Natal - o PT com o deputado estadual Fernando Mineiro, o PSB com a ex-governadora Wilma de Faria e o PMDB com o deputado estadual Hermano Morais.

E aí entra um outro dado deixado pelo ministro Carlos Lupi em sua passagem por Natal: o de que o PDT está liberado para discutir alianças eleitorais com partidos que não estejam no bloco de sustentação da presidenta Dilma Rousseff. 

A prioridade, destacou o ministro, é pela coligação com outros partidos da base governista. Mas sem que isso signifique impedimento para dialogar com legendas de oposição.

De modo que o PDT abre desde já o seu leque de opções para compor o seu projeto eleitoral visando à sucessão em Natal em 2012.



No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário